sexta-feira, 5 de abril de 2013

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS

O Saúde 'de cara' na rua é desenvolvido e coordenado pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – CETAD, extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Tem como objetivo: realizar ações informativas, educativas,  preventivas e de redução de danos relacionadas ao uso de substâncias psicoativas junto à população de Salvador. A equipe transita em diferentes lugares da cidade criando espaço alternativo, criativo e diferenciado, para se discutir questões sobre SPA e saúde em geral. Trabalha-se em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas, principalmente os usuários de substancias psicoativas. O  projeto promove a possibilidade da discussão crítica do tema, destituindo as substâncias e seus usos de imaginários equivocados. Para falar sobre saúde utilizamos linguagens artísticas como: música, teatro, performance e intervenção urbana.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Forum de Adolescentes no Santo Antônio Minha Vez!!! Nossa Voz...


Mutirão Rio Sena

Intervenção no mutirão Rio Sena a saúde e informação circulando na cidade.

use camisinha!!!

Informações?

Informação junto com diversão

Secretário de Saúde Jorge Solla presente na Intervenção do Saúde De Cara na Rua

Lider da comunidade

Jogos Ludicos para falar de saúde

Equipe do Saúde De Cara na Rua junto com o secretário de Saúde

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ALBA_ Assembleia Legislativa 19/06/12

Segue abaixo a reportagem que fala da participação da equipe Saúde De Cara na Rua no evento promovido pela ALBA na Assembléia Legislativa da Bahia.

De um lado, se formava uma pequena fila de servidores ávidos por uma relaxante e terapêutica massagem. A poucos metros, algumas pessoas tiravam a pressão arterial e o nível de glicemia, enquanto outras mediam o peso e a altura para verificar o índice de medida corporal (IMC) – e, nos casos preocupantes, eram orientadas a procurar o serviço médico. Havia ainda informações sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e até agendamento para retirada de carteira de identidade pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Este foi o cenário, em todo o dia de ontem, no Saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia, que pela primeira vez recebeu o programa Alba Cidadã – Informações e Serviços até Você. Coordenado pelo Departamento de Serviço Social, ligado à Superintendência de Recursos Humanos da Assembleia, o programa teve ainda o apoio dos departamentos de Serviço Médico-Odontológico e Escola do Legislativo, além da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba).
"A movimentação está muito boa, até superou as expectativas. Houve uma aceitação grande por parte dos servidores da Assembleia Legislativa", observou a gerente do Departamento de Serviço Social e coordenadora do programa, Liana Garcia. Ela contou que é a primeira vez que o programa Alba Cidadã – Informações e Serviços até Você é realizado.
A boa participação dos servidores foi atestada pela coordenadora de Nutrição da Assembleia, Terezinha Raposo. "Isso aqui tá uma loucura, muita gente já passou pelo nosso estande", contou, explicando que, além da medição do IMC, eles optaram por fazer uma coisa temática: no estande, os servidores aprendiam sobre o valor nutricional de produtos tipicamente juninos. Além disso, eles podiam degustar um chá de gengibre com abacaxi – ótimo, segundo as nutricionistas, para quem está com gripe.
No estande sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis, a procura maior foi pela distribuição de preservativos. Mas muita gente obteve orientação sobre drogas lícitas e ilícitas, através de programa ligado ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad). "Aqui as pessoas recebem orientação de como reduzir os danos causados pelo uso de drogas", explicou a terapeuta ocupacional Mabel Jansem, coordenadora do programa.
Participaram ainda da iniciativa o Corpo de Bombeiros, prestando orientação sobre primeiros socorros, acidente doméstico e com fogos de artifícios, e o Detran, ensinando sobre educação para o trânsito.
A Golden Cross realizou testes de acuidade visual e o SAC informou sobre os seus serviços, além de fazer agendamentos. Completando a parceria, a Hemoba captou doadores e aqueles interessados em doar sangue poderão fazê-lo na Embasa do CAB, onde o Hemóvel, a unidade móvel de coleta, estará nestas segunda e terça-feiras realizando o procedimento.
O Alba Cidadã é apoiado também pelo Sindsalba, pela Superintendência de Administração e Finanças, pelas diretorias Administrativa e de Tecnologia da Informação, Fundação Paulo Jackson, Assistência Militar e Instituto Mauá.

Equipe do projeto ALBA e Saúde De Cara na Rua.
Agradecemos a receptividade. 

Funcionário público com sua alegria compartilhando seu entusiasmo diante do trabalho da equipe.

Stand do Saúde De Cara na Rua.

Informe-se!!

Estandarte Saúde De Cara na Rua

Público informando-se sobre Redução de Riscos e Danos relacionada ao uso  de drogas,  DST/AIDS e sobre a rede de serviços públicos que atende pessoas que sofrem pelo uso de drogas.

Santo Antônio _Trezena de Santo Antônio Dias 09,10 e 11 de junho de 2012

Jogos juninos foram elaborados como estratégia para atrair o público da festa no intuito de falar sobre  SPA's e RD.

O público infantil do Santo Antônio se divertindo com os jogos.

Enquanto todos se divertiam na Trezena do Santo Antônio, entre um licor e outro, o público se informava no stand do Saúde De Cara na Rua sobre as substâncias psicoativas  e Serviço de saúde voltado para Usuários e familiares.

Informe-se!

Trabalho direcionado para o público infantil falando sobre cuidados básicos  com a saúde.


Barraca do Beijinho







Estratégia pensada para falar sobre DST/AIDS


Se for namorar não esqueça da camisinha.

Eita nois!!!

Entre uma brincadeira e outra exibição de documentários relacionados a SPA'S. 

O público atento as informações sobre Redução de Danos para o consumo de  Álcool. 


A criançada sempre presente. 



Jovens e adultos se divertiram 
Cada um tinha 5 chances para acertar...

ultima chance!!!




 Use camisinha!!





Equipe do Saúde De Cara na Rua 






Com muitas brincadeiras e informações a equipe instala na Praça do Santo Antônio  a barraca caipira  do Saúde De Cara na Rua.

Estandarte

Viva Santo Antônio!!!

Santo Antônio _ Trezena de Santo Antonio_ Dia dos Namorados- Dia 12/06/2012

Público tirando suas duvidas sobre drogas e saúde mental.


Igreja do Santo Antônio no dia dos namorados, muitos devotos circulando pela festa e fazendo seus pedidos.

Em um papo descontraído, o público conversa e tira suas duvidas sobre RD.
MITOS e VERDADE- o público era abordado nos jogos com afirmações relacionadas ao universo das  drogas. A cada acerto era dado como prêmio a participação na Barraca do Beijinho ganhando um doce BEIJO!!

Participante preparado para receber o prêmio.

Muackk!!!!


Exibição de um episodio de "The Simpsons" falando sobre o proibicionismo e suas consequências. 


Parceria ativa da criançada do Santo Antônio

Enquanto a criançada espera a próxima sessão do filme, meninos se divertem criando brincadeiras no stand. 

Dialogando sobre MITOS e VERDADES sobre substâncias Psicoativas.

Beijo para celebrar o dia dos namorados
Muack!!!!