quarta-feira, 20 de junho de 2012

ALBA_ Assembleia Legislativa 19/06/12

Segue abaixo a reportagem que fala da participação da equipe Saúde De Cara na Rua no evento promovido pela ALBA na Assembléia Legislativa da Bahia.

De um lado, se formava uma pequena fila de servidores ávidos por uma relaxante e terapêutica massagem. A poucos metros, algumas pessoas tiravam a pressão arterial e o nível de glicemia, enquanto outras mediam o peso e a altura para verificar o índice de medida corporal (IMC) – e, nos casos preocupantes, eram orientadas a procurar o serviço médico. Havia ainda informações sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos e até agendamento para retirada de carteira de identidade pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Este foi o cenário, em todo o dia de ontem, no Saguão Josaphat Marinho, da Assembleia Legislativa da Bahia, que pela primeira vez recebeu o programa Alba Cidadã – Informações e Serviços até Você. Coordenado pelo Departamento de Serviço Social, ligado à Superintendência de Recursos Humanos da Assembleia, o programa teve ainda o apoio dos departamentos de Serviço Médico-Odontológico e Escola do Legislativo, além da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba).
"A movimentação está muito boa, até superou as expectativas. Houve uma aceitação grande por parte dos servidores da Assembleia Legislativa", observou a gerente do Departamento de Serviço Social e coordenadora do programa, Liana Garcia. Ela contou que é a primeira vez que o programa Alba Cidadã – Informações e Serviços até Você é realizado.
A boa participação dos servidores foi atestada pela coordenadora de Nutrição da Assembleia, Terezinha Raposo. "Isso aqui tá uma loucura, muita gente já passou pelo nosso estande", contou, explicando que, além da medição do IMC, eles optaram por fazer uma coisa temática: no estande, os servidores aprendiam sobre o valor nutricional de produtos tipicamente juninos. Além disso, eles podiam degustar um chá de gengibre com abacaxi – ótimo, segundo as nutricionistas, para quem está com gripe.
No estande sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis, a procura maior foi pela distribuição de preservativos. Mas muita gente obteve orientação sobre drogas lícitas e ilícitas, através de programa ligado ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad). "Aqui as pessoas recebem orientação de como reduzir os danos causados pelo uso de drogas", explicou a terapeuta ocupacional Mabel Jansem, coordenadora do programa.
Participaram ainda da iniciativa o Corpo de Bombeiros, prestando orientação sobre primeiros socorros, acidente doméstico e com fogos de artifícios, e o Detran, ensinando sobre educação para o trânsito.
A Golden Cross realizou testes de acuidade visual e o SAC informou sobre os seus serviços, além de fazer agendamentos. Completando a parceria, a Hemoba captou doadores e aqueles interessados em doar sangue poderão fazê-lo na Embasa do CAB, onde o Hemóvel, a unidade móvel de coleta, estará nestas segunda e terça-feiras realizando o procedimento.
O Alba Cidadã é apoiado também pelo Sindsalba, pela Superintendência de Administração e Finanças, pelas diretorias Administrativa e de Tecnologia da Informação, Fundação Paulo Jackson, Assistência Militar e Instituto Mauá.

Equipe do projeto ALBA e Saúde De Cara na Rua.
Agradecemos a receptividade. 

Funcionário público com sua alegria compartilhando seu entusiasmo diante do trabalho da equipe.

Stand do Saúde De Cara na Rua.

Informe-se!!

Estandarte Saúde De Cara na Rua

Público informando-se sobre Redução de Riscos e Danos relacionada ao uso  de drogas,  DST/AIDS e sobre a rede de serviços públicos que atende pessoas que sofrem pelo uso de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário